O que é FGTS?

Muitas pessoas estão em busca de descobrir o que é o tão falado FGTS. Você sabe o que é o FGTS? Ou então para que ele serve e quem faz o depósito? Faça uma leitura completa e fique por dentro do assunto!

O que é FGTS?

O que é o FGTS?

FGTS é a sigla referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Podemos dizer que o FGTS é uma conta que todo trabalhador possui para que seu dinheiro seja depositado mensalmente. Muitas pessoas dizem que é tipo um conta poupança. Esse benefício ajuda milhares de pessoas quando passam por situações complicadas, por exemplo quando um trabalhador é demitido sem justa causa.

Todos os empregadores precisam respeitar o FGTS, pois é um direito que a CF (Constituição Federal) garante a todo trabalhador.

Quem tem direito ao FGTS?

Todas as pessoas que possuem sua carteira de trabalho podem receber o FGTS;

Além dessas pessoas normais, o benefício pode ser recebido por:

  • Os empregadores domésticos;
  • Atletas profissionais;
  • Todos os trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores intermitentes.

Quem faz o depósito do FGTS?

São as empresas que contratam os trabalhadores que realizam os depósitos do FGTS. Os empregadores tem o dever de fazer o depósito todos os meses de 8% do valor referente ao salário que o empregado recebe.

Assim que o trabalhador entra na empresa, o empregador precisa fazer a abertura de uma conta na Caixa para que o dinheiro possa ser depositado todos os meses. Sendo assim, um único trabalhador pode ter várias contas de FGTS aberta, isso caso o trabalhador tenha prestado serviço em mais de uma empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *